Tradições Culturais
De acordo com as Reuniões e discussões realizadas pela equipe anteriormente, decidimos trabalhar temas dentro das tradições culturais brasileiras, cada turma deverá selecionar uma tradição cultural para estudar com sua turma, e apresentar uma dança na Festa das Tradições, a ser realizada em final de setembro.
Algumas dicas que podem auxiliar na elaboração do pré-projeto
Etapa de LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E HIPÓTESES
OBJETIVOS DE ENSIINO |
- Despertar o interesse das crianças pelo tema e criar um clima de envolvimento nos estudos.
- Verificar o que as crianças já conhecem sobre o tema ,
- Proporcionar oportunidades de troca de ideias,
- Proporcionar às crianças situações que seja necessário explicar, argumentar e escutar as opiniões e pontos de vista dos colegas.
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
- Comentar sobre o que viu no vídeo proposto;
- Falar sobre o que já conhece sobre o tema ,
- Comentar o que gostaria de estudar sobre o tema;
- Participar das rodas de conversa: explicar, argumentar e escutar as opiniões e pontos de vista dos colegas.
|
ATIVIDADES |
- Assistir um vídeo abordando a tradição cultural escolhida.
- Rodas de conversa:Debates sobre os vídeos, elaboração de listagens de aspectos para estudar, acompanhar os estudos combinados, discutir o que colocar no portifólio.
|
AVALIAÇÃO |
Registros diários pelo professor,
Anotação de comentários das crianças ,
Fotos dos momentos(portifólio e blog)
|
(Arte, artesanato local)(definir)
OBJETIVOS DE ENSINO |
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
|
ATIVIDADES |
- Construção de objetos,
- Organização de exposição dos objetos .
|
AVALIAÇÃO |
Registros diários pelo professor,
Anotação de comentários das crianças ,
Fotos dos momentos(portifólio e blog)
|
MONTAGEM DE UMA COREOGRAFIA
OBJETIVOS DE ENSINO |
Conhecer o processo de montagem de uma coreografia , observando que existem elementos fundamentais como música, passos, figurino,trabalho em equipe,
Conhecer algumas produções artísticas e culturais, (danças) , que fazem parte da cultura escolhida
Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
- Perceber que é possível reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Experimentar passos de coreografias observadas em videos,
Dançar acompanhando o ritmo da música;
Dançar respeitando o espaço da coreografia,
Contribuir com ideias para a elaboração da coreografia da turma.
Conhecer algumas produções artísticas e culturais, (danças) , que fazem parte da cultura
Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
- Perceber que é possível reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
|
ATIVIDADES |
- Preparar alguns vídeos de quadrilha, para serem apreciados e analisados.
- Repetir os vídeos, e convidar as crianças a irem experimentando os passos que observarem, (neste momento sem preocupação com a coreografia, somente os passos), num momento bem lúdico.
- Selecionar uma música de quadrilha e brincar de “Mestre manda”, Mestre mandou fazer uma roda, uma fila, um túnel,...e
- Voltar à sala de vídeo para desenhar as formas que surgem durante a coreografia, que são linhas, círculos, fileiras, etc...
- Com base nos desenhos, escolher alguns para utilizar na montagem da coreografia, desenhar cada forma em uma folha, e experimentar a sequencia,
- Depois que as crianças estiverem com a sequencia de movimentos decorada, acrescentar movimentos dançantes, como acenos, pulos, e outros gestos, palmas,....
- Filmar o ensaio e levar a turma para analisar e discutir o que pode ser melhorado
- Conversar sobre o figurino e promover alguns ensaios já com o figurino, por exemplo,( nas sextas feiras vir com a roupa típica.)
|
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog |
- Registro dos ensaios.
- Registros sobre a partitura coreografica.
- Registro da filmagens dos ensaios.
- Registro da análise, explicação do professor, comentários das crianças,
- Registro das regravações e conclusões das crianças.
- Fotos de diversos momentos
Os registros escritos pelo professor devem indicar as aprendizagens das crianças, incluindo os comentários da criança. Ex:
- Durante a análise da gravação do ensaio, “Maria” aprendeu que é possível melhorar o próprio trabalho através da reflexão, e comentou : “Agora a roda ficou mais certinha que na primeira vez .”
- No início , Paula não quis participar e aos poucos sentiu-se cada vez mais segura, participando dos ensaios, e sentindo-se realizada, como comenta ao ver as gravações: “Eu já sei dançar todos os passos da quadrilha.”
|
EXPERIÊNCIA CULINÁRIA_GENERO RECEITA
OBJETIVOS |
Conhecer culinária típica,vivenciando a tradição cultural das festas juninas
Estudar o texto de uma receita, elementos básicos deste gênero de texto.
Interessar-se pela escrita, ainda que não de forma convencional
Participar da preparação, conhecendo e analisando os ingredientes, a quantidade necessária, a transformação destes.
|
ATIVIDADES |
- O professor traz a receita escrita em um kraft. Pergunta às crianças “O que está escrito neste texto?” Ouvir as hipóteses, e ampliar lendo o título. Ouvir as novas hipóteses e ampliar lendo os ingredientes. Discutir as hipóteses e ler o modo de preparo. Discutir até que esteja bem compreendido o texto. Sintetizar com a turma: “O que precisamos para o preparo?(ingredientes, pessoas para auxiliar). Se for preciso, redigir um bilhete para a família vir ajudar, ou contribuir com ingredientes.) Discutir os procedimentos de higiene, e como será o procedimento, para as crianças estarem cientes se irão participar de alguma etapa do preparo, ou se irão apenas observar. Onde será a degustação, preparos necessários,..
- No dia do preparo, com todos os ingredientes e pessoas para auxiliar definidos, iniciar os procedimentos, analisando os ingredientes, origem, se conhecem, o que se faz com ele, manipular, cheirar, provar cada ingrediente.
- Enquanto o prato é preparado, organizar o espaço para a degustação. No caso de pratos com preparo demorado, providenciar o preparo previamente, e no momento da experiência, fazer apenas uma amostragem, (como nos programas de culinária).
- Promover a degustação no arraiá que está sendo construído no CEI.
- Escrita da receita para enviar para a família. (colar um texto digitado) e a criança irá “escrever” a receita do jeito que conseguir.
|
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog |
Foto da preparação
Cópias da receita
Foto da degustação
Registros das falas
Os registros escritos pelo professor devem indicar as aprendizagens das crianças, incluindo os comentários da criança. Ex:
- Preparamos um delicioso...................,momento que oportunizou às crianças, conhecerem este gênero de texto, e mesmo sem dominar a escrita, interessaram-se em escrever do seu jeito.Maria comentou: “A mamãe vai gostar desta receita e vai fazer este.........lá em casa.”
|
APRECIAÇÃO DE OBRA DE ARTE-
OBJETIVOS |
Conhecer elementos de festas juninas, como decoração, roupas, ….através da observação de reproduções de obras.
Explorar imagens observando: linha, forma, cor, paisagens e elementos diversos nas reproduções de obras de arte.
Falar sobre as impressões e sentimentos transmitidos pela obra,
Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos.
|
ATIVIDADES |
Selecionar uma reprodução para apreciação. Preparar o grupo em um local tranquilo, sentados confortavelmente, certificar-se que todos tenham ampla visão do professor, que possam enxergar reprodução. Certificar-se que tem a atenção de todos e iniciar a exploração:
O que vocês estão vendo nesta imagem?
Que título pode ser dado à esta imagem?
Que sentimentos nos trazem? (alegria, dor, amizade,paz, amor, tristeza)
Análise formal:Quais cores foram usadas? São fortes ou suaves? Tem transparência?Como são as linhas?(retas, curvas, grossas, finas, circulares, horizontais, verticais)Analisar a figura fundo, os elementos estão perto ou longe? Em cima, embaixo,....
Técnica do artista: Como o artista fez esta obra?(Fotografia, pintura, escultura, colagem,...)É um retrato ou paisagem?Voces conhecem algum lugar como este?
2.Selecione um técnica, prepare o material necessário e propor a experimentação. É importante que a criança se sinta bem livre para as criações. Pode-se sugerir alguns elementos, mas a reprodução da cena inibe a criatividade.
|
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog |
Cópia da imagem analisada
fotos das crianças
algumas criações ou fotos delas.
Comentários do professor.
|
DECORAÇÃO BANDEIRINHAS, CORRENTINHAS
OBJETIVOS |
Modificar o próprio ambiente escolar, construindo decorações de festas juninas
Aprimorar movimentos de recortar, colar, pintar.
Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos.
|
ATIVIDADES |
Experimentar a produção de bandeirinhas com folhas de revistas
Fazer desenhos de bandeirinhas no quadro e em folhas para familiarizar-se com a forma das mesmas.
Produzir bandeirinhas para decorar a escola.
Correntinhas
Levar um pedaço de corrente para ser analisado.
Estudar a produção, como dobrar e recortar tiras; como colar para que forme a corrente.
Experimentar a produção até dominar a técnica
Produzir correntinhas para decorar a escola.
|
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog |
Fotos registrando os diversos momentos da produção.
Fotos da escola enfeitada
Comentários das crianças e do professor.
|
BRINCADEIRAS tiro ao alvo,pescaria,boca do palhaço, argola, boliche,
OBJETIVOS |
Conhecer algumas brincadeiras que fazem parte desta tradição cultural.
Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos corporais.
Desenvolver a noção espacial (da criança em relação a si mesmo e em relação aos outros)
Compreender regras e brincar coletivamente;
|
ATIVIDADES |
- Selecionar uma brincadeira para iniciar, discutir as regras, brincar com a turma e depois deixar disponibilizado para que brinquem livremente no arraiá do CEI.
- Depois da brincadeira, promover discussões sobre a brincadeira, solicitar desenhos, e anotar comentários.
- Repetir com as outras brincadeiras.
|
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog |
- Registro com fotos e comentários das crianças,
- Registro das regravações e conclusões das crianças.
- Fotos de diversos momentos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário