terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pré-projeto tradições culturais

Tradições Culturais

De acordo com as Reuniões e discussões realizadas pela equipe anteriormente, decidimos trabalhar temas dentro das tradições culturais brasileiras, cada turma deverá selecionar uma tradição cultural para estudar com sua turma, e apresentar uma dança na Festa das Tradições, a ser realizada em final de setembro.
  • Após ter sido realizada a escolha, inicie as pesquisas, buscando conhecer aspectos interessantes a serem abordados com a turma.
  •  Selecione quais aspectos podem proporcionar boas situações de aprendizagem para seu grupo.
  • Liste os objetivos que pretende alcançar .



Algumas dicas que podem auxiliar na elaboração do pré-projeto



Etapa de LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E HIPÓTESES
OBJETIVOS DE ENSIINO
  • Despertar o interesse das crianças pelo tema e criar um clima de envolvimento nos estudos.
  • Verificar o que as crianças já conhecem sobre o tema ,
  • Proporcionar oportunidades de troca de ideias,
  • Proporcionar  às crianças situações que seja necessário explicar, argumentar e escutar as opiniões e pontos de vista dos colegas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Comentar sobre o que viu no vídeo proposto;
  • Falar sobre o que já conhece sobre o tema ,
  • Comentar o que gostaria de estudar sobre o tema;
  • Participar das rodas de conversa: explicar, argumentar e escutar as opiniões e pontos de vista dos colegas.
ATIVIDADES
  • Assistir um vídeo abordando a tradição cultural escolhida.
  • Rodas de conversa:Debates sobre os vídeos, elaboração de listagens de aspectos para estudar, acompanhar os estudos combinados, discutir o que colocar no portifólio.
AVALIAÇÃO
  • Registros diários pelo professor,
  • Anotação de comentários das crianças ,
  • Fotos dos momentos(portifólio e blog)





















(Arte, artesanato local)(definir)
OBJETIVOS DE ENSINO
  • Conhecer a manifestação artística (artesanato) escolhido
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Produzir objetos do artesanato escolhido.
  • Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos.
ATIVIDADES
  • Construção de objetos,
  • Organização de exposição dos objetos .
AVALIAÇÃO
  • Registros diários pelo professor,
  • Anotação de comentários das crianças ,
  • Fotos dos momentos(portifólio e blog)






MONTAGEM DE UMA COREOGRAFIA
OBJETIVOS DE ENSINO
  • Conhecer o processo de montagem de uma coreografia , observando que existem elementos fundamentais como música, passos, figurino,trabalho em equipe,
  • Conhecer algumas produções artísticas e culturais, (danças) , que fazem parte da cultura escolhida
  • Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
  • Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
  • Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
  • Perceber que é possível reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Experimentar passos de coreografias observadas em videos,
  • Dançar acompanhando o ritmo da música;
  • Dançar respeitando o espaço da coreografia,
  • Contribuir com ideias para a elaboração da coreografia da turma.
  • Conhecer algumas produções artísticas e culturais, (danças) , que fazem parte da cultura
  • Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
  • Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
  • Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
  • Perceber que é possível reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
ATIVIDADES
  1. Preparar alguns vídeos de quadrilha, para serem apreciados e analisados.
  2. Repetir os vídeos, e convidar as crianças a irem experimentando os passos que observarem, (neste momento sem preocupação com a coreografia, somente os passos), num momento bem lúdico.
  3. Selecionar uma música de quadrilha e brincar de “Mestre manda”, Mestre mandou fazer uma roda, uma fila, um túnel,...e
  4. Voltar à sala de vídeo para desenhar as formas que surgem durante a coreografia, que são linhas, círculos, fileiras, etc...
  5. Com base nos desenhos, escolher alguns para utilizar na montagem da coreografia, desenhar cada forma em uma folha, e experimentar a sequencia,
  6. Depois que as crianças estiverem com a sequencia de movimentos decorada, acrescentar movimentos dançantes, como acenos, pulos, e outros gestos, palmas,....
  7. Filmar o ensaio e levar a turma para analisar e discutir o que pode ser melhorado
  8. Conversar sobre o figurino e promover alguns ensaios já com o figurino, por exemplo,( nas sextas feiras vir com a roupa típica.)


AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
  • Registro dos ensaios.
  • Registros sobre a partitura coreografica.
  • Registro da filmagens dos ensaios.
  • Registro da análise, explicação do professor, comentários das crianças,
  • Registro das regravações e conclusões das crianças.
  • Fotos de diversos momentos


Os registros escritos pelo professor devem indicar as aprendizagens das crianças, incluindo os comentários da criança. Ex:
  • Durante a análise da gravação do ensaio, “Maria” aprendeu que é possível melhorar o próprio trabalho através da reflexão, e comentou : Agora a roda ficou mais certinha que na primeira vez .”
  • No início , Paula não quis participar e aos poucos sentiu-se cada vez mais segura, participando dos ensaios, e sentindo-se realizada, como comenta ao ver as gravações: Eu já sei dançar todos os passos da quadrilha.”



EXPERIÊNCIA CULINÁRIA_GENERO RECEITA



OBJETIVOS
  • Conhecer culinária típica,vivenciando a tradição cultural das festas juninas
  • Estudar o texto de uma receita, elementos básicos deste gênero de texto.
  • Interessar-se pela escrita, ainda que não de forma convencional
  • Participar da preparação, conhecendo e analisando os ingredientes, a quantidade necessária, a transformação destes.

ATIVIDADES
  1. O professor traz a receita escrita em um kraft. Pergunta às crianças “O que está escrito neste texto?” Ouvir as hipóteses, e ampliar lendo o título. Ouvir as novas hipóteses e ampliar lendo os ingredientes. Discutir as hipóteses e ler o modo de preparo. Discutir até que esteja bem compreendido o texto. Sintetizar com a turma: “O que precisamos para o preparo?(ingredientes, pessoas para auxiliar). Se for preciso, redigir um bilhete para a família vir ajudar, ou contribuir com ingredientes.) Discutir os procedimentos de higiene, e como será o procedimento, para as crianças estarem cientes se irão participar de alguma etapa do preparo, ou se irão apenas observar. Onde será a degustação, preparos necessários,..
  2. No dia do preparo, com todos os ingredientes e pessoas para auxiliar definidos, iniciar os procedimentos, analisando os ingredientes, origem, se conhecem, o que se faz com ele, manipular, cheirar, provar cada ingrediente.
  3. Enquanto o prato é preparado, organizar o espaço para a degustação. No caso de pratos com preparo demorado, providenciar o preparo previamente, e no momento da experiência, fazer apenas uma amostragem, (como nos programas de culinária).
  4. Promover a degustação no arraiá que está sendo construído no CEI.
  5. Escrita da receita para enviar para a família. (colar um texto digitado) e a criança irá “escrever” a receita do jeito que conseguir.




AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
  • Foto da preparação
  • Cópias da receita
  • Foto da degustação
  • Registros das falas
Os registros escritos pelo professor devem indicar as aprendizagens das crianças, incluindo os comentários da criança. Ex:
  • Preparamos um delicioso...................,momento que oportunizou às crianças, conhecerem este gênero de texto, e mesmo sem dominar a escrita, interessaram-se em escrever do seu jeito.Maria comentou: A mamãe vai gostar desta receita e vai fazer este.........lá em casa.”















APRECIAÇÃO DE OBRA DE ARTE-



OBJETIVOS
  • Conhecer elementos de festas juninas, como decoração, roupas, ….através da observação de reproduções de obras.
  • Explorar imagens observando: linha, forma, cor, paisagens e elementos diversos nas reproduções de obras de arte.
  • Falar sobre as impressões e sentimentos transmitidos pela obra,
  • Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos.
ATIVIDADES
  1. Selecionar uma reprodução para apreciação. Preparar o grupo em um local tranquilo, sentados confortavelmente, certificar-se que todos tenham ampla visão do professor, que possam enxergar reprodução. Certificar-se que tem a atenção de todos e iniciar a exploração:
  • O que vocês estão vendo nesta imagem?
  • Que título pode ser dado à esta imagem?
  • Que sentimentos nos trazem? (alegria, dor, amizade,paz, amor, tristeza)
  • Análise formal:Quais cores foram usadas? São fortes ou suaves? Tem transparência?Como são as linhas?(retas, curvas, grossas, finas, circulares, horizontais, verticais)Analisar a figura fundo, os elementos estão perto ou longe? Em cima, embaixo,....
  • Técnica do artista: Como o artista fez esta obra?(Fotografia, pintura, escultura, colagem,...)É um retrato ou paisagem?Voces conhecem algum lugar como este?
2.Selecione um técnica, prepare o material necessário e propor a experimentação. É importante que a criança se sinta bem livre para as criações. Pode-se sugerir alguns elementos, mas a reprodução da cena inibe a criatividade.
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
  • Cópia da imagem analisada
  • fotos das crianças
  • algumas criações ou fotos delas.
  • Comentários do professor.



DECORAÇÃO BANDEIRINHAS, CORRENTINHAS



OBJETIVOS
  • Modificar o próprio ambiente escolar, construindo decorações de festas juninas
  • Aprimorar movimentos de recortar, colar, pintar.
  • Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos.
ATIVIDADES
  1. Experimentar a produção de bandeirinhas com folhas de revistas
  2. Fazer desenhos de bandeirinhas no quadro e em folhas para familiarizar-se com a forma das mesmas.
  3. Produzir bandeirinhas para decorar a escola.
Correntinhas
  1. Levar um pedaço de corrente para ser analisado.
  2. Estudar a produção, como dobrar e recortar tiras; como colar para que forme a corrente.
  3. Experimentar a produção até dominar a técnica
  4. Produzir correntinhas para decorar a escola.
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
  • Fotos registrando os diversos momentos da produção.
  • Fotos da escola enfeitada
  • Comentários das crianças e do professor.






BRINCADEIRAS tiro ao alvo,pescaria,boca do palhaço, argola, boliche,



OBJETIVOS
  • Conhecer algumas brincadeiras que fazem parte desta tradição cultural.
  • Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos corporais.
  • Desenvolver a noção espacial (da criança em relação a si mesmo e em relação aos outros)
  • Compreender regras e brincar coletivamente;


ATIVIDADES
  • Selecionar uma brincadeira para iniciar, discutir as regras, brincar com a turma e depois deixar disponibilizado para que brinquem livremente no arraiá do CEI.
  • Depois da brincadeira, promover discussões sobre a brincadeira, solicitar desenhos, e anotar comentários.
  • Repetir com as outras brincadeiras.


AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
  • Registro com fotos e comentários das crianças,
  • Registro das regravações e conclusões das crianças.
  • Fotos de diversos momentos















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